É com enorme satisfação que o PSD/Faial dá nota das medidas que o Governo dos Açores tomou no último Conselho de Governo, nomeadamente, a decisão de contratar a empreitada de beneficiação, requalificação e ampliação do Hospital da Horta e a declaração de utilidade pública a construção da 2.ª fase da Variante à cidade da Horta, na ilha do Faial.
Estes dois investimentos estruturantes e necessários para a ilha do Faial começam a ganhar forma depois de vários impasses e anos de promessas e de arquivo em gavetas.
A Resolução do Conselho do Governo aprovou a despesa e a decisão de contratar a empreitada de beneficiação, requalificação e ampliação do Hospital da Horta, mediante concurso público, com publicidade internacional, com o preço base de 6.500.000 € e com um prazo de execução de 24 meses.
Será o concretizar de reivindicações dos faialenses em relação a esta unidade de saúde, cuja importância vai muito além da ilha do Faial. Dotar esta unidade de infraestruturas capazes de dar respostas às necessidades de saúde, garantindo as melhores condições de trabalho para os recursos humanos do Hospital da Horta.
O Governo dos Açores aprovou a Resolução que declara a utilidade pública, com carácter de urgência, da expropriação das parcelas de terreno e direitos a elas inerentes, por necessárias à execução da obra de “Construção da 2.ª fase da Variante à cidade da Horta”, uma continuidade da 1.ª fase da Variante, que tem como objetivo retirar do centro urbano da Horta o tráfego de passagem, assegurando um acréscimo de segurança na circulação rodoviária a uma diminuição das distâncias e tempos de percurso.
A Variante terá uma extensão de 1.900 metros em plena via, mais um ramal de ligação à Escola Secundária Manuel de Arriaga, numa extensão de 750 metros, sendo a ligação à rede viária existente através da construção de quatro rotundas.
Infelizmente, este é um procedimento administrativo necessário à realização das expropriações que se revelem necessárias à execução da Variante, no montante previsto de 2.127.722,06 €, lesando os seus proprietários na expectativa de venda, mas garantindo que o desenvolvimento da ilha do Faial não ficará condicionado.
O PSD/Faial congratula o Governo dos Açores pela resposta aos anseios dos faialenses, garantindo o desenvolvimento e dotando o Faial de condições para encarar o futuro com outros olhos. O PSD/Faial espera que esta seja bitola a seguir, até porque primeiro o Faial, sempre.
Horta, 26 de junho de 2023
A Comissão Política de Ilha do PSD/Faial