O líder do PSD/Faial e cabeça de lista às eleições regionais, Carlos Ferreira, afirmou ontem que “os faialenses estão fartos do truque socialista relativo à ampliação do aeroporto antes dos atos eleitorais, para tentar enganar as pessoas e ganhar votos, de uma forma que me escuso de classificar”.
As declarações foram prestadas em conferência de imprensa realizada no aeroporto da Horta, na sequência das notícias que davam conta da alegada intenção do governo da República de “antecipar as obras de ampliação da pista do aeroporto da Horta”, originadas pelo artigo 67º da proposta de lei do Orçamento de Estado para 2021.
“A ampliação da pista do Aeroporto da Horta não pode continuar a ser usada para enganar os faialenses desta forma despudorada e que não dignifica as forças políticas, nem qualquer dos seus intervenientes. As pessoas estão fartas destas manobras que depois não têm qualquer desenvolvimento”, considerou Carlos Ferreira.
Na proposta do Orçamento de Estado para 2021 pode ler-se: “O Governo promove os procedimentos necessários para a viabilização da antecipação da ampliação da pista do aeroporto da Horta, de modo a garantir a sua certificação enquanto aeroporto internacional, de acordo com as normas da Agência Europeia para a Segurança da Aviação”.
“Trata-se exatamente do mesmo texto inscrito no Orçamento de 2019 e no de 2020, sem qualquer concretização prática”, denunciou Carlos Ferreira. “Não nos tentem enganar mais. É hora de dar passos concretos para a concretização da obra”, afirmou o líder da candidatura.
Carlos Ferreira comparou também a postura do candidato do PS/Açores, Vasco Cordeiro, com a do Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro.
“Vasco Cordeiro é parte do problema e não da solução. Aliás, já afirmou que não está disponível para assumir compromissos quanto ao aeroporto da Horta, invocando argumentos que ele próprio contraria frequentemente”, declarou o candidato. “Da parte de Vasco Cordeiro e do PS dos Açores, há uma enorme incoerência e um tratamento desigual que se mantém em relação ao Faial”, sintetizou.
“O Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, tem uma visão diferente e outra dimensão regional. Quer ser parte da solução e constituir uma parceria entre a República, a ANA/Vinci e a Região, com candidatura a fundos comunitários, para concretizar um investimento estruturante para o Faial e os Açores”, assumiu Carlos Ferreira.
O líder dos sociais-democratas faialenses apontou ainda as oportunidades perdidas nos últimos anos para concretizar o investimento, nomeadamente, a renegociação realizada entre 2018 e janeiro de 2019 do contrato de concessão de serviço público aeroportuário entre o Governo da República e a ANA, bem como a falta de concretização prática da referência ao aeroporto da Horta na Lei do Orçamento de Estado para 2019 e 2020.
“O PSD/Faial reitera que a última grande oportunidade para a ampliação da pista do Aeroporto da Horta para, no mínimo, os 2.050 metros, é ser realizada em simultâneo com a construção das áreas RESA por parte da ANA/Vinci, numa parceria entre o Estado, a ANA e a Região, com candidatura a fundos comunitários”.
