25.º ANIVERSÁRIO DO CONSERVATÓRIO REGIONAL DA HORTA


VOTO DE CONGRATULAÇÃO

 

25.º ANIVERSÁRIO DO CONSERVATÓRIO REGIONAL DA HORTA

 

Criado pelo Decreto Regulamentar Regional nº 22/89/A, de 26 de Junho de 1989, o Conservatório Regional da Horta teve o seu nascimento efectivo no dia 22 de Novembro de 1990, data oficial de abertura do primeiro ano lectivo, o de 1990/1991, apesar de, no ano anterior, ter funcionado durante cinco meses em regime experimental.

Para a sua constituição convergiram, de entre outros, os esforços do titular da Secretaria Regional da Educação e Cultura, Dr. Aurélio da Fonseca, do Diretor Regional da Administração Escolar, Dr. Luís Terra, do Presidente da Câmara Municipal da Horta, Sr. Herberto Dart, do Sr. José Amorim de Carvalho e da Professora Elisabete Oliveira, primeira Diretora do Conservatório Regional da Horta.

Justificava-se a criação de um Conservatório por dois motivos maiores: pelo apreciável número de filarmónicas e de grupos corais existentes no Faial e no Pico, por um lado e, por outro, por razões de ordem política: a reconhecida, e institucionalmente praticada, tripolaridade governativa dos Açores.

Tal como os seus congéneres, o Conservatório Regional da Horta começou por ministrar um ensino em regime supletivo, com um quadro docente com o estatuto de professores convidados, estrangeiros na sua maioria e de diversas nacionalidades.

Com a extinção do estatuto de professores convidados, os docentes do Conservatório Regional da Horta passaram a uma situação de contratação anual, sendo que, a partir do ano lectivo de 2001/2002, começaram a ser integrados na carreira docente, entrando para os quadros de nomeação definitiva.

Importante foi também o papel da extinta Associação dos Amigos do Conservatório Regional da Horta, na pessoa da Doutora Helen Rost Martins, que, com grande generosidade, desenvolveu entre nós um trabalho de verdadeiro mecenato cultural.

O Conservatório Regional da Horta ao longo destes 25 anos tem desempenhado um papel importante na cooperação e dinamização das actividades culturais no Concelho e ensinou um número muito expressivo de jovens que hoje constituem uma parte significativa dos músicos e regentes das filarmónicas do Faial, tornando-se num dos grandes responsáveis pelo aumento qualitativo de interpretação e complexidade musical destas instituições tão importantes na ilha. Também levou alunos seus a escolas superiores de música e a várias orquestras de reconhecimento pátrio.

As boas práticas do Conservatório Regional da Horta alcançaram patamares de excelência no ensino de alguns instrumentos, com vários prémios ganhos, a nível nacional.

Em duas décadas de actividade, o Conservatório Regional da Horta deu formação e certificação profissional a várias dezenas de alunos, alguns dos quais são hoje professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico, e/ou têm desenvolvido, quer no Faial quer no Pico, um papel de grande relevância musical a nível da regência de filarmónicas e coros.

Do Conservatório Regional da Horta saíram também músicos, que hoje fazem carreira fora dos Açores, como docentes, solistas e elementos integrantes de várias orquestras e bailarinas que prosseguiram estudos na Escola Superior de Dança.

Ao longo da sua existência, o Conservatório Regional da Horta teve como seus directores e presidentes de conselhos directivos e executivos os seguintes docentes: Elisabete Oliveira Stewart, Ana Cristina Coelho, César Gabriel Barreira, Victor Rui Dores, Lúcia Saponaro, Marcello Guarini e Yuri Pavchinski. A partir de 2011, com a integração do Conservatório na Escola Básica Integrada da Horta, Aline Désprès passa a representar o ensino artístico no

Conselho Executivo deste estabelecimento de ensino, cargo que exerce até aos nossos dias.

Tendo em conta a relevante qualidade e o reconhecimento do importante papel do Conservatório no ensino da música, dança e dinamização cultural no Concelho da Horta e a necessidade de manter adequadamente as funções que esta instituição tem assegurado, os Deputados Municipais do PSD/CDS-PP/ PPM propõem que a Assembleia Municipal da Horta aprove um Voto de Congratulação pela celebração dos 25 anos do Conservatório Regional da Horta.

Propõe-se ainda que deste voto se dê conhecimento à Escola Básica e Integrada da Horta, à Câmara Municipal da Horta, à Secretaria Regional da Educação e Cultura e aos Órgãos de Comunicação Social locais.

 

Horta, 30 de Novembro de 2015

 

Os Deputados Municipais,