75 ANOS DA FOTO JOVIAL

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

 

75 ANOS DA FOTO JOVIAL

 

No passado dia 1 de Maio a Foto Jovial, uma das mais antigas e conhecidas casas comerciais da cidade da Horta, comemorou 75 anos de existência.

A Foto Jovial foi fundada, em 1940, por Júlio Vitorino da Silveira, e desde o início teve a sua sede na Rua Walter Bensaúde. Este empresário, considerado um “artista em fotografia”, destacou-se na área da imagem fotográfica pela exímia cobertura de eventos sociais e das paisagens naturais de diversas ilhas dos Açores e pela sua sensibilidade para a área cinematográfica. “Belezas Panorâmicas” e “Margarida Amor Fiel” foram trabalhos por ele realizados e exibidos em várias ilhas. Este último foi projetado, igualmente, nos Estados Unidos, junto da Diáspora.

Os primeiros anos de vida da Foto Jovial não foram fáceis pois vivia-se no rescaldo da 2ª Grande Guerra, o poder de compra escasseava e a subsistência vinha essencialmente da terra e do mar.

Dadas as dificuldades sentidas este empreendedor faialense emigrou para os Estados Unidos da América em 1952.

Antes da partida, vendeu o seu estabelecimento ao Sr. Henrique Silva, tendo a Foto Jovial, na década de 50, obtido larga projeção no meio local e fora deste pela realização de várias reportagens de acontecimentos locais, nomeadamente do temporal que derrubou a muralha de defesa da cidade da

Vereadores da Câmara Municipal da Horta

Horta, encalhe do navio grego Arquimedes, desastre de um hidroavião americano, a célebre fotografia da cruz no cimo da montanha Pico e em 1957 a erupção do Vulcão dos Capelinhos. Foram acontecimentos como este que marcaram indubitavelmente a vida desta empresa e de toda a comunidade nas diversas dimensões humanas, sociais e económicas.

.Na década de 60, a Foto Jovial investe em equipamentos modernos, em instalações e dá início à produção de fotografias a cores, vertente que só veio a atingir elevada expressão após o 25 de Abril de 1974.

Em Abril de 1974, a firma de nome individual constitui-se em sociedade comercial “Silva, Machado e Faria, Lda.”, tendo passado mais tarde e até à atualidade a “Silva, Machado & Filhos, Lda.”.

Renasce uma nova época, novos desafios, dá-se corpo às secções de artesanato, pesca, artigos religiosos, material elétrico e de iluminação, eletrodomésticos, televisores, aparelhagens de som, equipamentos industriais, ar condicionado, emolduramentos e clube de vídeo.

A adaptação às exigências da modernidade foi respeitando os tempos de mudança pelo que a Foto Jovial investiu em novos equipamentos e tecnologias, particularmente na área da fotografia digital, na modernização dos seus espaços comerciais, tendo atualmente sete lojas de venda ao público, correspondendo às exigências do mercado e às necessidades dos clientes.

As mudanças também foram ocorrendo ao nível social e neste âmbito a Foto Jovial, tem sido uma empresa que fruto da sua dinâmica proporcionou emprego a muitos locais, ajudando desta forma muitos agregados familiares que por ali desempenharam e desempenham a sua atividade profissional.

Vereadores da Câmara Municipal da Horta

A Foto Jovial conta com um vastíssimo arquivo fotográfico, desde eventos de cariz religioso, social, político, cultural, desportivo, entre toda uma panóplia de acontecimentos merecedores de reportagem fotográfica.

A nossa memória coletiva está preservada no espólio desta empresa que conta com cerca de 15000 fotografias tiradas em estúdio, 4000 registos fotográficos para vistos de emigração, bilhetes de identidade, entre outros para documentação diversa, 7600 arquivos de casamentos, batizados, crismas e comunhões e 450000 revelações de fotógrafos amadores.

Dada a importância e o significado de todo este acervo é de considerar não apenas a ação comercial desta empresa, mas também o seu desempenho de um verdadeiro serviço público, tendo mesmo constituído como lema da sua missão empresarial “servir a comunidade”.

Em 2000, por ocasião da celebração do Dia da Cidade, a Foto Jovial recebeu da Câmara Municipal da Horta um Diploma de Reconhecimento.

Considerando o seu longo percurso, empreendedorismo e a relevante atividade social e comercial desta empresa de referência no nosso Concelho e os bons serviços prestados à comunidade, os vereadores subscritores propõem:

1.Que a Câmara Municipal da Horta aprove um Voto de Congratulação pelos 75 anos da Foto Jovial e manifeste o seu apreço a todos quantos ao longo dos anos têm dirigido e trabalhado nesta empresa.

2.Que a Câmara Municipal da Horta delibere, no âmbito da celebração do aniversário do Dia da Cidade, homenagear o Sr. José Rodrigues Soares Machado, que presta serviço nesta empresa há 56 anos sendo o mais antigo dos sócios-gerentes da Foto Jovial.

Vereadores da Câmara Municipal da Horta

Propõem ainda que deste voto se dê conhecimento à Gerência da Foto Jovial, à Câmara do Comércio e Indústria da Horta e aos Órgãos de Comunicação Social locais.

Horta, 14 de Maio de 2015

Os Vereadores

Laurénio Tavares

Susete Peixoto Amaro

 

fb-share-icon
Scroll to Top