Ainda a segurança no Parque da Alagoa

Segurança no Parque da Alagoa

Os Vereadores do PSD entenderam na última reunião alertar e recomendar à Câmara Municipal da Horta que reforce a segurança no Parque da Alagoa.

Os vereadores apresentaram evidências dessa necessidade urgente e elas estão lá para quem as quiser ver.

A Câmara em vez de agir como se exigia e exige, preferiu, através do seu Vice-presidente desvalorizar o problema e atacar os Vereadores da oposição num estilo e numa linguagem que bem o qualificam e sobretudo desprestigiam a Instituição. Mas isto já não nos surpreende. O descontrolo do Vice-presidente é um estado permanente. Agora chama-nos oportunistas políticos, na reunião rotulou-nos de não trabalharmos e numa das últimas reuniões até chamou mentirosos a jornalistas.

Demos eco a uma preocupação que achamos ser de todos e fá-lo-emos sempre que estiver em causa a segurança pública, porque isso exige o nosso dever de vereadores da Câmara e a nossa consciência de cidadãos responsáveis.

Acusa-nos o Vice-presidente de agirmos depois de nos terem “apresentado um projeto ao PRORURAL para beneficiação de oito parques infantis, onde se prevê a construção de vedações de segurança”. Ora tal não é verdade. Se existe tal projeto, até esta data, o mesmo não foi apresentado aos vereadores da oposição. O que foi à reunião de Câmara foi apenas e só a aprovação da candidatura desse investimento a fundos do referido programa comunitário.

Porém, independentemente desse investimento, a verdade é que a segurança daquele espaço, designadamente na encosta que confina com o mar, não se compadece com mais demoras e exige uma atuação imediata e urgente, mesmo que provisória.

Acusa-nos ainda a Câmara de só agora manifestarmos preocupação com a segurança daquele Parque. Tal não corresponde à verdade. Desafiamos o Vice-presidente a consultar as atas pelo menos dos últimos dois mandatos autárquicos e concluirá que tal não é verdade. Inclusivamente, a 26 de agosto de 2010, a vereação do PSD apresentou na Câmara uma proposta recomendando diversos melhoramentos naquele espaço entre os quais o reforço da segurança. Tal proposta foi reprovada pela maioria socialista.
E passados seis anos tudo está na mesma. Só a irresponsabilidade e a incúria podem justificar a atuação das maiorias socialistas também neste domínio.

Finalmente também não é verdade que os Vereadores do PSD tenham atribuído à Câmara a responsabilidade pelo acidente recentemente ocorrido com duas crianças naquele parque. Deixamos essa avaliação a quem de direito. Agora sobre isso o que, entretanto, soubemos é que a Câmara cortou o bardo de canas que de alguma forma impedia o acesso àquela encosta onde se deu o acidente e que não o substituiu por nenhuma outra vedação nem sequer sinalizou o espaço.

Sobre o acidente a única coisa que dissemos e reafirmamos é que é inadmissível que a Câmara ainda não tenha agido sinalizando ou interditando o acesso àquela encosta onde objetivamente há perigos.

Horta, 6 de maio de 2016

Os Vereadores,
Luís Garcia
Laurénio Tavares
Susete Amaro

fb-share-icon
Scroll to Top