COMUNICADO
AS OMISSÕES E INCOERÊNCIAS DO PS FAIAL
Entendeu o PS do Faial reagir ao Comunicado do PSD sobre a redução de voos para o Faial. E, entre outras coisas, diz o PS do Faial que foi o atual Governo da República que “tomou a decisão política (…) de vender a TAP” e culpa o PSD do Faial de “inação” nesse processo.
Nada mais falso.
O PS do Faial já esqueceu que foi o Governo chefiado por José Sócrates, que, em fevereiro de 2011, através do Secretário de Estado Carlos Costa Pina, mandatou a empresa Parpública para realizar a “avaliação prévia da empresa TAP com vista à sua privatização”?
O PS do Faial já esqueceu que foi o Governo chefiado por José Sócrates que negociou e assinou o acordo com a Troyka e que o mesmo previa, no capítulo dedicado ao Sector Empresarial, no seu ponto 3.31, que “O Governo acelerará o programa de privatizações. O plano existente para o período que decorre até 2013 abrange transportes (Aeroportos de Portugal, TAP, ….) (…) O Governo compromete‐se a ir ainda mais longe, (…) e tem a expectativa que as condições do mercado venham a permitir a venda (…) da TAP, até ao final de 2011.”
Omitir a verdade e falsear os factos desta forma é bem ilustrativo do modo como o PS do Faial faz política. E isso fala por si.
O que o PS do Faial não consegue é explicar o seu silêncio cúmplice perante a redução de voos para o Faial e apenas insistir em ver um lado do problema para não pôr em causa o Governo Regional.
O que o PS do Faial não consegue é explicar as suas cambalhotas neste processo, e porque é que as mesmas pessoas votam de forma diferente, conforme o local.
O que o PS do Faial não consegue é justificar ter-se curvado, mais uma vez, às ordens do Governo Regional para apoiar a redução de voos para o Faial.
O que o PS do Faial não consegue nunca ter é a coerência do PSD do Faial. Neste domínio, o PSD do Faial tem um património que fala por si: nunca deixámos de tomar posição a favor dos Faialenses por causa de um governo, qualquer que ele tenha sido. E convém lembrar que o PSD do Faial esteve na linha da frente a criticar quer o Governo da República, quer o Governo Regional pela redução de voos que se verificou agora nas ligações com Lisboa. E isso, como se verificou, é uma impossibilidade para o atual PS do Faial!
Horta, 20 de maio de 2015
O Presidente da Comissão Política
Eduardo HS Pereira