Comunicado – Ampliação da Pista do Aeroporto da Horta

COMUNICADO

 

AMPLIAÇÃO DA PISTA DO AEROPORTO DA HORTA

 

As declarações do Secretário Regional do Turismo e Transportes sobre o Plano Estratégico da ANA – Aeroportos de Portugal até 2017 não contemplar investimentos importantes na Região “como é o exemplo, mais flagrante, da ampliação da pista do Aeroporto da Horta, não prevendo sequer a construção de áreas de segurança, denominadas RESA que constituiriam uma melhoria das condições operacionais desta infraestrutura aeroportuária”, merece da Comissão Politica da Ilha do Faial do PSD a seguinte posição:

  1. A ampliação da pista do Aeroporto da Horta é seguramente um dos investimentos mais importantes e estruturantes para o Faial. Para além de permitir aumentar as margens de segurança daquela infraestrutura aeroportuária, permitirá também potenciar o desenvolvimento económico desta ilha e da região, tanto na vertente comercial como turística.
  2. A reivindicação deste investimento, com longo percurso, tem gerado grande unanimidade local por parte das várias forças vivas e da sociedade em geral.
  3. O PSD/Faial, coerentemente, sempre defendeu e continua a defender este investimento estratégico para o desenvolvimento desta ilha. Sempre denunciou, no passado, a falta de vontade e condenou a postura da empresa pública ANA – SA de considerar este investimento não rentável e desnecessário, e afirmou que a privatização da empresa certamente condicionaria ainda mais esta justa pretensão dos faialenses.
  4. Por isso, o PSD-Faial sempre disse que a solução para a ampliação da pista do Aeroporto da Horta não podia radicar apenas na empresa que o detém, mas que era fundamental haver uma decisão política para desbloquear o investimento e que essa decisão política teria de estar no Governo da República e no Governo Regional.
  5. Infelizmente e condenavelmente os vários governos da República foram-se afastando de qualquer compromisso neste investimento.
  6. Mas também os vários governos regionais do Partido Socialista foram assumindo posições cada vez mais equívocas e foram-se afastando daqueles que foram os seus compromissos eleitorais.
  7. Basta ver a diferença entre o compromisso eleitoral assumido com os Faialenses por Carlos César, em 2004 (“caso a ANA – SA e o Governo da Republica não se disponham a avançar com a obra de ampliação da pista do Aeroporto da Horta, o Governo Regional a eles se substituirá e fará essa obra” e aquele que consta do manifesto eleitoral do PS em 2012: “Pugnar junto do Governo da República para que, no âmbito da privatização da ANA-EP., seja assumida a ampliação da pista do aeroporto da Horta a qual será também apoiada pelo Governo dos Açores.”
  8. Isto é: o PS passou daquele que era o registo adequado (assumir que seria o governo regional a fazer a obra se os outros não a fizessem) para o registo de lavar as mãos (ajudar se outros a fizerem).
  9. Neste contexto, a CPI do PSD do Faial discorda e condena veementemente a decisão da ANA em omitir do seu programa de investimentos a ampliação da Pista do Aeroporto da Horta e lamenta o progressivo afastamento dos Governos da República e Regional desta justa aspiração dos Faialenses.

 

Horta, 20 de Janeiro de 2014

A Comissão Política do PSD/Faial

O Presidente

Andy Rodrigues

fb-share-icon
Scroll to Top