O PSD/Faial levou a debate e votação no Conselho de Ilha, uma deliberação sobre o estado de abandono da rede viária local, reivindicando medidas urgentes “para combater a degradação das vias regionais e municipais e dos caminhos agrícolas da ilha”.
A deliberação apresentada dirigiu ao Governo Regional “um protesto contra o estado de abandono e de degradação em que se encontram as estradas regionais do interior da do Faial – nomeadamente as que ligam o Largo Jaime de Melo à Ribeira do Cabo e as Casas da Junta à Ribeira Funda – pelo prejuízos que têm causado à economia e à imagem do Faial”, dizem os social-democratas.
O PSD/Faial considera que as estradas interiores da ilha são “fundamentais para a agropecuária e para o turismo”, dando o exemplo da estrada Largo Jaime Melo/Ribeira do Cabo, “que liga dois dos principais pontos turísticos da ilha, a Caldeira e o Vulcão dos Capelinhos”.
A Segunda Fase da Variante à Cidade da Horta não foi esquecida pelos conselheiros social-democratas, que reivindicam também “a recolocação deste investimento nas prioridades governativas”, disseram.
O documento reclama ainda do Governo, bem como da Câmara Municipal da Horta “a assunção das suas responsabilidades e uma maior articulação com vista a uma melhor e eficaz manutenção dos caminhos agrícolas na ilha”.
A proposta de deliberação foi aprovada por maioria, com 10 votos a favor e 6 abstenções, contando para além dos votos dos conselheiros do PSD, com votos favoráveis de representantes da sociedade civil, não tendo sido possível contar com o voto favorável dos autarcas e conselheiros do Partido Socialista.