O Conselho de Ilha do Faial aprovou por unanimidade um voto de pesar pelo falecimento de José Fernando Bagaço, autarca da Junta de Freguesia das Angústias.
Na reunião de conselho de ilha, a apresentação do voto esteve a cargo do Presidente da Junta de Freguesia dos Cedros, Vítor Vargas, que para além de autarca foi também, durante vários anos, colega de trabalho de José Bagaço na EDA – Empresa de Eletricidade dos Açores.
O voto, ao qual se associaram todos os conselheiros, destaca as qualidades humanas, o espírito de participação cidadã e a atitude como autarca de José Fernando Bagaço, que nos deixou prematuramente no dia 15 de janeiro de 2021.
VOTO DE PESAR
FALECIMENTO DE JOSÉ FERNANDO BAGAÇO
José Fernando Bagaço nasceu a 13 de agosto de 1970, na freguesia das Angústias, ilha do Faial.
Desde muito jovem desenvolveu particular interesse pelo desporto, em especial pelo futebol, realizando o seu percurso formativo e competitivo no clube da freguesia, o Angústias Atlético Clube, com exceção do ano em que os alvinegros competiram na 3.ª Divisão Nacional, época em que alinhou pelo Grupo Desportivo da Feteira.
No clube do seu coração, para além de atleta, foi dirigente e um dos fundadores da Associação de Veteranos do Angústias Atlético Clube.
José Fernando Bagaço recebeu uma formação profundamente religiosa, assumindo-se desde muito novo como um membro ativo da Paróquia de Nossa Senhora das Angústias, onde contribuiu para a criação do Grupo de Acólitos, que integrou durante muitos anos.
A sua participação cívica abrangeu também o Agrupamento 171 do Corpo Nacional de Escutas, incorporando a missão e os fundamentos daquele Movimento, que se baseiam na educação dos jovens, nos valores da Lei e da Promessa e no desenvolvimento do sentido de cidadania e de preocupação com o outro e com a comunidade.
A nível profissional, José Fernando Bagaço entrou para a EDA – Empresa de Eletricidade dos Açores, a 10 de maio de 1995, com a categoria de Maquinista, tendo trabalhado por turnos durante 23 anos consecutivos, sendo apontado como um funcionário exemplar e um verdadeiro amigo de todos os colegas, pugnando sempre pela promoção de um ambiente de trabalho salutar.
Norteado certamente pelos valores de participação cidadã, disponibilizou-se para dar o seu contributo na atividade política, tendo sido eleito pela primeira vez em 2009 para a Assembleia de Freguesia das Angústias, pelo Partido Social-Democrata.
Em outubro de 2017, foi eleito Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, pela Coligação “Acreditar no Faial”, exercendo sempre o cargo com enorme disponibilidade, proximidade e dedicação à sua freguesia, ao seu concelho e a todos os cidadãos.
José Fernando Bagaço era uma pessoa dialogante, afável e compreensiva, que cativou os fregueses das Angústias e todos aqueles que tiveram a possibilidade de consigo privar, incluindo os representantes dos diversos órgãos autárquicos da ilha do Faial, com os quais tinha uma elevada capacidade de firmar parcerias e mobilizar recursos com vista à resolução de problemas e à melhoria da qualidade de vida da população.
Infelizmente, em junho de 2018, foi diagnosticado com uma doença oncológica. Apesar dos exames, tratamentos e cirurgias a que foi sendo submetido, procurou manter a sua atividade autárquica e o contacto com as pessoas. Referia que este “trabalho” lhe ocupava a mente, o mantinha ativo e o motivava a continuar.
Casado e pai de dois filhos, José Fernando Bagaço desapareceu precocemente no dia 15 de janeiro de 2021.
Em reconhecimento pelo trabalho que foi capaz de construir ao longo da sua vida, pela disponibilidade, pela abnegação e pela alegria com que se dedicou à sua freguesia, às instituições e à ilha do Faial, o Conselho da Ilha do Faial, reunido a 29 de janeiro de 2021, delibera aprovar este voto de profundo pesar pelo falecimento do homem, do autarca e do grande faialense que foi José Fernando Bagaço, Presidente da Junta de Freguesia das Angústias, no período 2017-2021.
Mais se delibera dar conhecimento do presente voto às seguintes entidades:
– À sua família, nomeadamente a sua esposa e filhos, bem como aos seus pais;
– Assembleia Municipal da Horta;
– Câmara Municipal da Horta;
– Assembleia de Freguesia das Angústias;
– Junta de Freguesia das Angústias;
– Angústias Atlético Clube;
– Grupo Desportivo da Feteira;
– Delegação dos Açores da ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias;
– À Comissão Política da Ilha do Faial do Partido Social Democrata;
– EDA – Empresa de Eletricidade dos Açores;
– Órgãos de comunicação social locais.
Horta, 29 de janeiro de 2021
