O PSD/Faial considera que as declarações do Presidente do Partido Socialista e líder da sua bancada parlamentar na Assembleia da República, Carlos César, são absolutamente condenáveis e refletem bem o total desprezo pelas suas próprias responsabilidades em todo o processo e o desrespeito pela população desta ilha que confiou nele e no seu partido e que, desde 2004, aguarda pelo cumprimento da promessa de ampliação da pista do aeroporto desta ilha.
O povo faialense não esquece que, em 2004, num comício eleitoral nos Flamengos, Carlos César, Presidente do Governo Regional dos Açores, afirmou, e cita-se:
“Se o Governo da República e a ANA não ampliarem a pista do aeroporto da Horta, o Governo Regional assumirá essa obra”.
E em 2006, Duarte Ponte, Secretário Regional do Governo de Carlos César, declarou também que “o projeto para a ampliação em mais 500 metros deverá ficar concluído ainda durante este ano”.
Nada foi feito.
Em janeiro de 2008, ano de novas eleições, Carlos César, volta a dizer aos faialenses que nos “compromissos nacionais do PS para com os Açores, inclui-se a ampliação em 500 metros da pista do aeroporto da Horta”. E em junho de 2008, o seu Secretário Regional de confiança, com a pasta da Economia, Duarte Ponte, no Conselho de Ilha do Faial, declarou o seguinte:
“Pela intervenção pessoal do Presidente do Governo ficou o compromisso de se resolver a ampliação da pista do aeroporto da Horta ainda antes da privatização da ANA.”
Mais uma promessa que ficou por cumprir.
Nos orçamentos da Região para 2009 e 2010, o governo de Carlos César e do Secretário da Economia, Vasco Cordeiro, inscreveu verbas para a elaboração do projeto de ampliação da pista do aeroporto da Horta, e voltou a não cumprir.
É totalmente inaceitável que, mais uma vez em ano de eleições, Carlos César despudoradamente venha ao Faial fazer promessas ou defender o que quer que seja em relação ao nosso aeroporto, sem primeiro assumir os seus próprios atos e a utilização eleitoral que fez do assunto sempre sem cumprir o que prometeu.
O PSD/Faial considera que a não inclusão da ampliação da pista no contrato de privatização da ANA foi um erro condenável, e tomou posição sobre o assunto na devida altura, mostrando que, acima de qualquer interesse partidário, está a defesa dos interesses do Faial e dos Faialenses.
Por isso mesmo, temos legitimidade para classificar de igualmente condenável que em 2018, no processo de renegociação do referido contrato de concessão entre o Estado e a ANA, a ampliação do aeroporto não tenha sido incluída, apesar de terem sido aprovadas recomendações nesse sentido, quer na Assembleia Regional, quer na Assembleia da República.
E esta decisão foi tomada com Carlos César como líder da bancada parlamentar e presidente do partido do Governo da República.
O PSD/Faial volta também a manifestar a sua preocupação com o caráter dúbio da norma inscrita no artigo 59º (Aeroporto da Horta) do Orçamento de Estado para 2019, e relembra que as propostas da oposição, quer para clarificar o texto, quer para inscrever verba, foram chumbadas pela bancada parlamentar socialista chefiada por Carlos César e pelos seus parceiros de esquerda.
O que pretende o – também – presidente honorário do PS/Açores dizer ao “defender que ampliação deve ir para além das áreas RESA”?
É claro que ampliar é muito mais do que construir as áreas de segurança. Esclareça-se que, antes da norma do Orçamento de Estado, já a ANA tinha inscrito no seu plano estratégico 2018-2022 um valor de 10,5 milhões de euros para construir/aumentar as áreas de segurança do aeroporto da Horta.
Por isso não pode o Partido Socialista vir propositadamente tentar confundir a população e apropriar-se de um investimento da empresa concessionária.
Exige-se que, de uma vez por todas, o Governo da República e o PS esclareçam, com verdade e respeito pelos faialenses, o que pretendem fazer e qual o calendário para a efetiva ampliação da pista do nosso aeroporto.
Basta de enganos e rodeios.
A legítima e antiga aspiração dos faialenses, essencial ao desenvolvimento da nossa ilha, consiste na ampliação da pista do Aeroporto da Horta para, no mínimo, os 2.050 metros, e continuamos a defender que deve ser estabelecida uma parceria entre o Estado, a ANA e a Região, com candidatura a fundos comunitários, para que a obra seja concretizada, enquanto investimento de relevante interesse para o Faial e para os Açores.