E os resultados da promoção do Triângulo?

COMUNICADO

E os resultados da promoção do Triângulo?

 

“Já há muitos anos que se fala das potencialidades do Triângulo mas do ponto de vista material pouco se tem feito e pensamos que, em conjunto com os nossos parceiros, poderemos discutir e aparecer”. Esta citação é um excerto das declarações, em 2009, do então Vice-presidente da Câmara Municipal da Horta, Presidente da Adeliaçor e Vice-presidente da “Associação Tryangle – Agência do Triângulo dos Açores”. Nesta citação está expresso, de forma nítida, um objetivo de ontem que, infelizmente, se mantém atual nos dias de hoje.

Estas declarações foram feitas em Junho de 2009, na apresentação pública da “Associação Tryangle – Agência do Triângulo dos Açores” que tinha como objetivo estratégico criar, desenvolver e promover a creditação e gestão da marca Triângulo dos Açores, tendo sido seu principal impulsionador um empresário da ilha do Pico que veio à Horta apresentá-la à Comunicação Social. Na ocasião foi dito que “de entre as diversas atividades da Agência destaca-se a dinamização da oferta turística das ilhas do Triângulo, a criação de uma plataforma de cooperação inter-ilhas, intermunicipal e entre as entidades públicas e agentes privados capaz de fomentar o desenvolvimento local, e dar a conhecer a oferta turística nas ilhas do Triângulo, e que a “Tryangle” vai apostar no mercado da Nova Inglaterra”.

Como é do conhecimento público reuniu, no passado dia 5 de Maio, nesta cidade o Conselho Executivo da Associação de Municípios do Triângulo (AMT).

Pelo que foi noticiado na reunião da AMT esteve a ser debatida a promoção do destino turístico do Triângulo, tendo o Presidente da Câmara da Horta, que preside àquele Conselho, afirmado que as principais decisões da AMT estão focadas na promoção do Triângulo no exterior.

Foi também notícia que para firmar este objetivo a AMT convidou o mesmo empresário das Lajes do Pico para apresentar o seu projeto comercial que passa pela promoção da marca “Triangle The Azores | An Island Cluster”, sendo este novo produto turístico, da responsabilidade da Fonte Travel, essencialmente direcionado para o mercado da costa leste dos Estados Unidos da América e Canadá.

Assim, aparentemente, a história repete-se. Sempre com o mesmo objetivo: a promoção do Triângulo. Em 2009 criou-se a Associação Tryangle – Agência do Triângulo dos Açores” cujo principal objetivo era desenvolver e promover a creditação e gestão da marca “Triângulo dos Açores”. Em 2015 aparentemente com o mesmo objetivo cria-se a marca “Triangle The Azores | An Island Cluster”, da responsabilidade da “Fonte Travel”. Ou seja: mudam-se algumas designações, mantêm-se alguns protagonistas, não se conhecem os resultados dos mecanismos e estratégias anteriores e apresenta-se um aparente novo caminho para tentar esquecer o passado e prometer que agora é que vai ser.

Nada temos nem nos queremos pronunciar sobre projetos empresariais privados. Mas temos o dever de exigir o conhecimento dos resultados do eventual trabalho da “Associação Tryangle” durante 6 anos. É que é bom não esquecer que ela envolveu na sua criação Associações Empresariais e de Desenvolvimento Local, entre as quais a Adeliaçor, que é presidida há anos pelo representante da Câmara Municipal da Horta.

Os Vereadores da oposição na Câmara Municipal da Horta na última reunião colocaram estas questões em debate e tentaram obter os devidos esclarecimentos. Porém, ficaram ainda mais perplexos quando o atual Presidente do Município, que foi durante vários anos presidente da Adeliaçor, e por essa via, dirigente da “Tryangle”, nada saiba sobre o trabalho desta e sobre os seus resultados.

Tudo isto prova o fingimento, o amadorismo e a ineficácia com que se anda a promover o Triângulo.

Urge definir entre os municípios das ilhas do Triângulo, governo regional, associações empresariais e de desenvolvimento local, e

agentes privados uma estratégia sólida para a promoção e desenvolvimento do Triângulo e implementá-la com coragem e ambição para aproveitar de uma vez por todas o potencial que detém este espaço geográfico.

Em relação ao desenvolvimento do Triângulo exige-se menos discursos proclamatórios, menos propaganda e mais ação e mais resultados.

 

Horta, 21 de Maio de 2015

 

Pelos Vereadores Municipais do PSD

 

Laurénio Tavares

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