A Assembleia Municipal da Horta aprovou uma moção do PSD sobre as ligações aéreas programadas pelo Governo Regional e pela Azores Airlines para o verão IATA 2019.
Segundo os deputados do grupo municipal do PSD, o verão de 2018 “foi um verdadeiro desastre quanto ao serviço de transporte aéreo para o Faial”.
“A falta de voos e de lugares, a incapacidade de transporte de carga e exportação dos produtos locais, os atrasos constantes, voos consecutivos em que a bagagem dos passageiros foi deixada atrás, a falta de apoio aos passageiros dos voos cancelados para a Horta, e ainda pelo cancelamento de voos por falta de tripulação foram motivos para assistirmos, nos noticiários da RTP/Açores, a entrevistas a turistas, que declaravam revoltados: “Açores nunca mais”, recordam.
Assim, o documento apresentado pelos social-democratas expressa o “protesto pelo planeamento realizado para o verão IATA 2019” ao Governo Regional e ao conselho de administração da SATA.
O grupo municipal do PSD insiste na reposição, no mínimo, das 14 ligações semanais diretas na rota Lisboa-Horta-Lisboa nos meses de julho e agosto, bem como, na necessidade de ser implementada uma política de preços das tarifas na rota direta mais acessíveis e atrativas para quem procura este destino.
A moção foi aprovada por maioria, com a abstenção dos deputados municipais do Partido Socialista.