Investimentos no porto da Horta


003

A história do Faial e dos Açores está marcada pelo forte contributo do porto da Horta. Os cabos submarinos de telegrafia, o início das travessias aéreas transatlântica, e mais recentemente o iatismo internacional, conferiram e conferem ao porto da Horta um papel central na projeção das ilhas açorianas no mundo e um contributo insubstituível para a nossa vida social e económica.
Assim as intervenções numa infraestrutura desta natureza e com esta importância devem ser devidamente refletidas e estudadas para que se evitem erros que possam vir a comprometer a sua segurança e a sua operacionalidade. Infelizmente, não é isso que tem acontecido.
As intervenções realizadas nos últimos anos, nomeadamente as obras da primeira fase de reordenamento do porto, não sendo as que estavam inicialmente projetadas, tiveram consequências na operacionalidade do porto pois provocaram um aumento na agitação marítima no interior do porto.
Os mais recentes episódios deste investimento confirmam que, mais uma vez, o Governo se prepara para não executar aquilo que prometeu aos Faialenses e que tudo isso parece contar com a cumplicidade do Partido Socialista do Faial.
O PSD do Faial almagra a intervenção do Presidente da Camara Municipal da Horta. Contudo, entendemos que é tardia e, com certeza, que não estará dissociada do ano eleitoral em curso. Lembramos ainda que o discurso tem que ser consequente, e não uma mera distração de propaganda eleitoral, como tem acontecido no passado.
É de salientar ainda que nas declarações do Presidente da Camara não houve qualquer referência sobre a atitude do Governo Regional, que sendo responsável pelo projeto, que tentou esconder e excluir a sociedade faialense, e até o próprio edil, das alterações que iria realizar ao projeto, numa atitude inqualificável e reveladora de falta de cultura democrática. Esta ocultação torna-se ainda mais grave quando o Município prepara uma intervenção na frente mar da cidade que terá obrigatoriamente de se articular com a intervenção do porto.
O PSD/Faial continua a defender que, a sociedade faialense, as suas as forças vivas e especialmente os profissionais e os setores que desenvolvem as suas atividades no porto da Horta, têm de ser envolvidas e participantes nas decisões sobre o futuro do porto da Horta.
O PSD/Faial continuará a debater-se veemente na defesa do porto da Horta como uma estrutura de referência e determinante para o desenvolvimento da ilha do Faial e dos Açores, no campo social, desportivo, turístico e económico.
Os Faialenses podem contar com o PSD Faial para defender o Faial sempre em primeiro lugar.

A Comissão Politica de Ilha do PSD Faial

Horta, 19 de janeiro de 2017