O PARTIDO SOCIALISTA DO FAIAL ABANDONA OS FAIALENSES PERANTE O MAU SERVIÇO DA SATA INTERNACIONAL


sata horta

COMUNICADO

O PARTIDO SOCIALISTA DO FAIAL ABANDONA OS FAIALENSES PERANTE O MAU SERVIÇO DA SATA INTERNACIONAL

 

Relativamente ao comunicado do Secretariado de Ilha do PS, entende a Comissão Política do PSD do Faial esclarecer o seguinte:

 

    1. Objetivamente, a SATA Internacional tem vindo a prestar um mau serviço ao Faial, às nossas gentes e a quem nos visita. E dispensamo-nos de apresentar os muitos exemplos desse mau serviço, que são já do conhecimento público e foram ou são sentidos pelos muitos utentes da rota Horta-Lisboa-Horta.
    2. O PS do Faial em vez de estar ao lado da população na exigência de que a SATA melhore o seu serviço e cumpra com os seus deveres de companhia detentora do monopólio das ligações entre o Faial e o exterior, emite um comunicado cujo único objetivo é atacar o PSD e tentar confundir as pessoas, nunca esclarecendo qual é, afinal, a sua posição perante este grave problema.
    3. Uma mentira dita muitas vezes não se transforma em verdade. O PS insiste em culpar o PSD do Faial pelo abandono da rota da Horta pela TAP, no contexto do processo de privatização em curso na altura e no âmbito das novas obrigações de serviço público nas ligações com Lisboa, que, lembre-se, foram aprovadas com o acordo e o aplauso do Governo Regional dos Açores. Sobre este assunto limitamo-nos a reproduzir o que dissemos em comunicado de imprensa do dia 5 de março de 2015: “não podemos deixar de condenar sem hesitação que o governo da república não tenha cumprido a sua promessa de que, na privatização da TAP, seria salvaguardado o serviço público nas Regiões Autónomas.” Não podíamos ser mais claros. Querer agora fazer constar coisa diferente e reescrever a História parece-nos inqualificável.
    4. O mesmo se diga sobre as acusações que nos são imputadas pela decisão do governo da república da não ampliação da pista do aeroporto da Horta. Mas, quem prometeu, em 2004, que iria ampliar a pista do aeroporto da Horta e faltou à palavra dada aos Faialenses foi o PS. O PSD do Faial, pelo contrário, a todos os níveis, tomou sempre posições claras, neste assunto, contra todos os atropelos que, pelos vários governos, inclusive o de Passos Coelho, foram cometidos.
    5. Quanto à implementação do Projeto RISE, orgulhamo-nos de ter estado na linha da frente na exigência da sua implementação, ao lado das principais forças da ilha do Faial Quem demorou mais de um ano a responder e a decidir aderir a tal projeto foi a Administração da SATA, que o PS do Faial tanto defende e protege!
    6. Em vez de encher comunicados com falsidades e só para atacar o PSD, convidamos o PS do Faia:

a)  a cumprir a sua obrigação de defender os Faialenses perante o flagrante mau serviço da SATA Internacional;

b) a cumprir a ampliação da pista do aeroporto, conforme as suas promessas feitas em 2004;

c) a estar ao lado dos faialenses na exigência de que a SATA opte por equipar os seus aviões, no âmbito do projeto RISE, com o nível de equipamento RNP 0.1, que permita a aproximação com níveis mais baixos de visibilidade e/ou “teto” de nuvens baixo.

 

7. Em vez de comunicados que só pretendem atacar o PSD, usando até de uma linguagem excessiva e indelicada de que nos demarcamos, de uma vez por todas o que o PS do Faial tem de resolver é escolher ao lado de quem quer estar: se dos Faialenses, se do Governo e da SATA.

 

Horta, 08 de setembro de 2016

 

O Presidente da Comissão Política

Eduardo HS Pereira