OPOSIÇÃO NA CÂMARA MUNICIPAL DA HORTA INSISTE NA URGÊNCIA EM COMBATER PRAGA DE ROEDORES NA ILHA

58978291_609345626221796_4395121342022680576_nOs vereadores do PSD eleitos pela Coligação “Acreditar no Faial” apresentaram na Câmara Municipal da Horta um voto de recomendação com o intuito de incutir uma maior eficácia nas campanhas de desratização.

Com a apresentação deste voto, a coligação reitera a sua preocupação pelo problema de roedores na ilha do Faial, sendo que os Açores são a região do país com maior taxa de prevalência de doenças associadas a estes roedores, concretamente a leptospirose.

Esta continua a ser uma questão problemática na nossa ilha, e que a atual maioria socialista teima em desvalorizar, não reconhecendo os prejuízos e os riscos provocados por estes roedores.

No voto apresentado recomenda-se ao Governo regional dos Açores e à Câmara Municipal da Horta que “articulem com os empresários e instituições e com a Comissão Municipal de Combate aos Roedores um plano abrangente e eficaz de desratização no Faial, com o envolvimento de todos”.

No documento, Carlos Ferreira, Estêvão Gomes e Eduardo Pereira, recomendam ainda ao Governo Regional e à Câmara Municipal que “apoiem as Juntas de Freguesia na aquisição e construção de estações de disponibilização de rodenticida e a alteração da substância ativa utilizada, para substâncias mais ativas e recentes”.

A Coligação entende que as juntas de freguesia, apesar de não terem competências legais diretas nesta área, têm desempenhado o essencial no combate a esta praga, assumindo uma competência que pertence à Câmara Municipal. Por isso, os vereadores entendem que é fundamental proporcionar condições às juntas de freguesias para executarem estas funções com uma substância adequada e eficaz, com condições de segurança e proteção ambiental, e com apoio financeiro adequado.

O voto de recomendação apresentado foi chumbado pela maioria socialista na Câmara Municipal da Horta, tal como o voto anteriormente apresentado pela Coligação em janeiro de 2018, sobre a mesma problemática.

A maioria socialista no debate sobre o tema reconheceu a importância e concorda com algumas das medidas apresentadas, mas recusa acolher os contributos da coligação, numa atitude de prepotência e arrogância política que só prejudica os faialenses.

Apesar desta atitude, a Coligação “Acreditar no Faial” continuará a debater-se pela resolução dos problemas que afetam a nossa ilha e a apresentar medidas e contributos para melhorar as condições de vida dos faialenses.

 

fb-share-icon
Scroll to Top