Participação no Congresso Regional do PSD


congresso 2017_estevao finalA Comissão Politica de Ilha (CPI) do PSD do Faial participou no Congresso do PSD Açores, que decorreu nos dias 20, 21 e 22 de janeiro, representada pelo seu presidente, membros eleitos dos órgãos regionais, um representante dos TSD, os deputados do PSD eleitos pela ilha do Faial e os delegados que o Faial tem direito estatutariamente.
Esta participação foi marcada pela serenidade, pela reflexão dos problemas dos faialenses e pela defesa intransigente dos interesses da nossa ilha, através de várias intervenções, propostas e de uma moção levada a votação.
Das intervenções destaca-se a defesa do associativismo desportivo, cultural, social e filantrópico, propondo a criação de um verdadeiro estatuto de apoio ao dirigente associativo benévolo, e a urgente necessidade de desenvolver regulamentação para a justa atribuição de apoio financeiro aos diversos movimentos associativos dos Açores.
De realçar também apologia do poder local como um dos mais fortes pilares do nosso sistema democrático, um motor do desenvolvimento social e económico das nossas freguesias, vilas e cidades. Destacou-se a necessidade de ter uma estratégia organizativa dentro do partido que promova uma maior ligação e apoio direto aos autarcas açorianos.
A CPI do PSD Faial apresentou uma moção sobre as acessibilidades à ilha do Faial, propondo uma reflexão e avaliação da possibilidade de alargar o modelo de Obrigações de Serviço Publico com a Liberalização do Espaço aéreo, idêntico às rotas de São Miguel e Terceira, às ilhas do Triangulo; que o PSD Açores reassumisse o compromisso de liderar o processo político com vista à criação de condições de segurança de operacionalidade da pista do aeroporto da Horta; e que assumisse a intervenção no porto da Horta, corrigindo os erros da governação socialista e ouvindo a sociedade faialense de modo a evitar que se repitam novos erros nas futuras intervenções da requalificação do porto.
Pretendeu-se com esta moção, que foi aprovada pelo congresso por uma esmagadora maioria apenas com uma abstenção, reafirmar a posição do PSD Faial, sem dúvidas ou receios, sobre a importância destes investimentos estruturantes para os Faial e para os Faialenses, defendendo o Faial sempre em primeiro lugar.
Finalmente salienta-se o facto da ilha do Faial ver a sua posição reforçada na estrutura regional com um aumento nos membros do Conselho Regional.