PROGRAMA DE HOMENAGEM A ALBERTO ROMÃO MADRUGA DA COSTA


LOGO psdF

PROGRAMA DE HOMENAGEM A ALBERTO ROMÃO MADRUGA DA COSTA

A Assembleia de Ilha do PSD do Faial, reunida a 16 de janeiro de 2015, aprovou um voto de pesar pelo falecimento de Alberto Romão Madruga da Costa, e, por unanimidade, deliberou homenageá-lo, tendo, para o efeito,  constituído um grupo de trabalho, formado pelo Presidente da Comissão Política, Eduardo Pereira, pelo anterior e atual Presidente da Assembleia de Ilha, respetivamente Carlos Faria e Jorge Costa Pereira, pelo deputado Luís Garcia, pela vice-presidente da Comissão Política Regional, Susete Amaro e pelo amigo e colega de Alberto Madruga da Costa, Fernando Faria Ribeiro.

Alberto Romão Madruga da Costa foi o mais importante militante do PSD do Faial, e é, até ao presente, o único açoriano que exerceu os mais altos cargos da Autonomia açoriana: Presidente da Assembleia Regional e Presidente do Governo.

Neste contexto, foi objetivo do Grupo de Trabalho propor um conjunto de iniciativas que conciliassem, com dignidade e simplicidade, as duas dimensões do cidadão e do político Alberto Madruga da Costa: a de militante da primeira hora do PSD Açores e a de figura política regional, cuja influência e importância extravasou o PSD e o Faial.

Assim, e porque Alberto Madruga da Costa era assumida e orgulhosamente do PSD, a primeira iniciativa de homenagem, embora aberta a todos, é mais virada para o Partido. Assim, na próxima 6ªfeira, com a presença do Presidente do PSD Açores, Dr. Duarte Freitas, pelas 15h30 iremos em romagem ao Cemitério do Carmo, onde será deposta uma coroa de flores, ao que se seguirá, às 16h00, aqui na sede do PSD, ao descerramento de uma fotografia de Alberto Madruga da Costa, como forma de perpetuar a presença entre os militantes de hoje e do futuro daquele que foi o mais importante militante do PSD Faial. No sábado, dia 14, data do primeiro aniversário do seu falecimento, associar-nos-emos à família na missa de sufrágio a realizar na Igreja Matriz pelas 18h00.

O segundo momento de homenagem ocorrerá a 15 de abril de 2016, aquele que era o dia de aniversário natalício de Alberto Romão Madruga da Costa. Na ocasião, pretendemos que tenha lugar a homenagem da região e desta ilha, numa sessão pública, que será presidida pela Senhora Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores e que contará também com a presença do senhor Presidente da Câmara Municipal da Horta. Será orador convidado, o Dr. João Bosco da Mota Amaral.

Simultaneamente, vamos instituir, entre os alunos das nossas escolas, o Prémio Literário Alberto Romão Madruga da Costa, destinado a incentivar o gosto pela escrita e a reflexão sobre o exercício da cidadania. O concurso pretende homenagear a memória de Alberto Madruga da Costa enquanto exemplo de participação cívica e de serviço à causa da Autonomia e do desenvolvimento harmónico dos Açores.

Finalmente, estamos também a preparar a edição de uma Fotobiografia de Alberto Romão Madruga da Costa, que constituirá o fechar com chave de ouro destas iniciativas de homenagem aquele nosso militante que honrou e elevou o Faial aos mais altos patamares da Região.

Aqui fica também o nosso convite a todos para se associarem a estas iniciativas.