O PSD apresentou uma proposta de requalificação do Polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial, no sentido de transformar aquele espaço num verdadeiro instrumento de educação ambiental e num ponto de atração para residentes e visitantes, visitável a todo o momento sem necessidade de agendamento prévio, constituindo-se como um fator de desenvolvimento para a freguesia.
A iniciativa resultou do trabalho de apuramento das lacunas atuais e identificação das potencialidades do espaço, realizado pelo executivo da Junta de Freguesia de Pedro Miguel, liderado por José da Terra Carlos, em articulação com os deputados sociais-democratas eleitos pelo Faial, que formalizaram a iniciativa no parlamento regional.
“A recuperação e requalificação do Polo do Jardim Botânico de Pedro Miguel é da maior importância para esta freguesia. As potencialidades do espaço permitem torná-lo num centro de atividades ligadas à natureza para a população de Pedro Miguel e para as pessoas de toda a ilha, mas também para os turistas que nos visitam”, afirma o autarca.
José da Terra Carlos entende que “é essencial ter pelo menos um funcionário no período diurno, para zelar pelo espaço e permitir as visitas ao local, mas a requalificação pode passar também pela criação de um centro de interpretação ambiental, que dê sentido prático à educação ambiental”.
O Polo de Pedro Miguel do Jardim Botânico do Faial foi criado em 1995 e abrange uma área de 60 mil metros quadrados. Para o PSD/Faial, a requalificação proposta é fundamental para que cumpra os objetivos ao nível da preservação da vegetação açoriana e da macaronésia, mas também para que se assuma como um novo centro de atividades educacionais, de lazer e de turismo de natureza para residentes e visitantes, constituindo-se como um verdadeiro polo de desenvolvimento para Pedro Miguel e freguesias limítrofes.