PSD/FAIAL PROPÕE RECUPERAÇÃO DO CASTELO DA ROCHA NEGRA (CEDROS)

O executivo da Junta de Freguesia dos Cedros, liderado por Vítor Vargas, realizou um trabalho de apuramento das lacunas atuais e identificação das potencialidades do Castelo da Rocha Negra, construído no século XVII ou XVIII, que foi inventariado e consta do Inventário do Património Imóvel dos Açores.

Em resultado desse trabalho, os deputados do PSD eleitos pelo Faial em articulação com o executivo da Junta de Freguesia, constituído por Vítor Vargas, Lúcia Pereira e Mário David, promoveram um requerimento parlamentar em que propõem a recuperação daquele imóvel.

“A Casa dos Lacerdas aos Cedros, como também é chamado, tem grande valor cultural e arquitetónico, mas encontra-se há muitos anos em ruínas e tornou-se num risco para a segurança da população daquela zona”, afirma o presidente da Junta de Freguesia.

Vítor Vargas reforça, por isso, que é “urgente a adoção de medidas adequadas para prevenir ou evitar situação de ameaça constante que aquele imóvel constitui para as pessoas e para salvaguardar este tipo de património e o seu valor cultural e arquitetónico“.

Para o PSD/Faial, a recuperação do Castelo da Rocha Negra é importante por se tratar de um edifício que consta do Inventário do Património Imóvel dos Açores e encontrar-se num estado de acentuada degradação, mas também por se localizar numa freguesia rural, podendo tornar-se num novo ponto de atração no lado norte da ilha.

 83966782_811288686027488_5530507083570479104_o
fb-share-icon
Scroll to Top