Os vereadores do PSD eleitos pela Coligação Acreditar no Faial enalteceram hoje “a melhoria no funcionamento do Centro de Processamento de Resíduos da ilha”, desde que o mesmo é responsabilidade da empresa Resiaçores – Gestão de Resíduos dos Açores, o que passou a acontecer em abril de 2018, “quando aquela entidade sucedeu à Câmara Municipal da Horta na gestão da infraestrutura”, sublinham.
O Centro de Processamento de Resíduos do Faial “recebe todo o tipo de resíduos, empregando atualmente 47 trabalhadores, a que acrescem mais 3 profissionais de uma empresa de segurança privada”, adiantaram.
“Há uma melhoria significativa no funcionamento do centro e na valorização dos trabalhadores”, afirmaram os vereadores após a visita, constatando a evolução verificada “também ao nível da qualidade de gestão e exportação dos resíduos”, disseram.
Carlos Ferreira, Estêvão Gomes e Sandra Goulart realçam o facto de a empresa “integrar os funcionários nos seus quadros, contrariamente ao que fazia a Câmara Municipal da Horta, que utilizava maioritariamente trabalhadores de programas ocupacionais”.
“Esta atenção à estabilidade laboral dos funcionários, a aposta na formação e o investimento em matéria de higiene, saúde e segurança no trabalho demonstram que era efetivamente possível fazer melhor, com benefícios para os trabalhadores e para a qualidade da gestão de resíduos na ilha do Faial”, concluíram os vereadores.
12