Rosa Dart defende medidas regionais para setor do leite


rosa leite

Rosa Dart defende medidas regionais para setor do leite

 A  terceira candidata do PSD/Açores à Assembleia da República, Rosa Dart, defendeu hoje que devem ser tomadas medidas na Região para compensar os produtores de leite, lembrando que o governo da República já tomou decisões nesta matéria e estará do nosso lado, a favor da economia açoriana.

“Sao precisas tomar medidas a nível regional rapidamente”, afirmou Rosa Dart, após contatos com lavradores na Ilha do Faial. A nível nacional já foram tomadas algumas medidas muito importantes, às quais a Federação Agrícola dos Açores já se mostrou satisfeita.

A candidata social-democrata referiu medidas já tomadas pelo governo da República para o setor da produção de leite, como a isenção do pagamento de contribuições à Segurança Social durante três meses e a antecipação das ajudas da Política Agrícola Comum para Outubro.

“Há a possibilidade do governo da República suspender o pagamento especial por conta para os agricultores”, referiu.

Rosa Dart sublinhou que, além destas medidas são também necessárias propostas consistentes para o setor, nomeadamente “insistir junto da União Europeia por mais instrumentos de intervenção, de modo a compensar a perda de rendimento dos produtores de leite e o estabelecimento de mecanismos de regulação da oferta e da procura”.

Contudo, a candidata refere que mais do que ajudas e paliativos, é necessário irmos pensando na transformação com excelência e noutras formas de nos afirmarmos. “Somos pequenos mas o leite da Região tem muita qualidade e o leite das pastagens do Faial, em particular, pelas nossas pastagens serem conhecidas pela fraca incidência de químicos. Há que aproveitar tudo a nosso favor sem ficarmos de braços caídos.”

25 de setembro de 2015