VALORIZAR AS FREGUESIAS É VALORIZAR A POPULAÇÃO


JUNTAS DE FREGUESIA1

O PSD do Faial quer trabalhar em estreita ligação com as juntas de freguesia para resolver os problemas das populações.

Este desafio foi lançado numa reunião que a comissão política de ilha promoveu com os Presidentes de Junta eleitos pelo PSD, na qual foram abordados temas essenciais ao cabal desenvolvimento da atividade dos órgãos de freguesia.

Vítor Vargas, Presidente da Junta de Freguesia dos Cedros e um dos autarcas presentes, realçou a importância do órgão do poder local “que está mais próximo de cada comunidade e melhor conhece as dificuldades e expetativas das suas gentes”.

“É preciso respeitar os autarcas locais, dignificar o seu papel e apoiar as juntas para servirem o melhor possível as suas populações e melhorarem a qualidade de vida em cada uma das nossas freguesias”, afirmou o autarca.

Os social-democratas faialenses reiteraram a importância das freguesias enquanto pedra basilar do poder local, considerando que as conquistas de cada freguesia são uma conquista da ilha no seu todo, e por conseguinte de todos os faialenses.

Neste sentido, a comissão política relembrou as propostas apresentadas nas últimas eleições autárquicas, entre as quais se destacam a necessidade de identificar as potencialidades de cada freguesia para as desenvolver, combater o despovoamento e promover a criação de emprego; criar uma “via verde” no relacionamento das juntas com a câmara; e reforçar o apoio às freguesias no âmbito da delegação de competências, para que estas tenham maior capacidade de servir as suas comunidades, conforme foi também exigido no Orçamento da Câmara para 2019, em sede de discussão sobre o fundo de apoio ao investimento nas freguesias.