VASCO MEDEIROS CONGRATULA O ATLETA DÁRIO MOITOSO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DA HORTA


O presidente da junta de freguesia da Praia do Norte apresentou um voto de congratulação pelo título de campeão nacional conquistado por Dário Moitoso, natural e residente na Praia do Norte.
O voto foi aprovado por unanimidade.

 

VOTO DE CONGRATULAÇÃO

DÁRIO MOITOSO – CAMPEÃO NACIONAL DE TRAIL
Dário Furtado Moitoso é um jovem de 26 anos, natural e residente da freguesia da Praia do Norte, que tem projetado bem longe o nome do Faial, enquanto ilhade desenvolvimento da modalidade de trail runningnos Açores, com benefícios evidentes para a promoção da saúde, sensibilização para preservação do meio ambiente e até de desenvolvimento económico.

Não foi há muitos anos que começou a participar em provas desta modalidade, tendo sido a primeira o Azores Trail Run de 2014.

O seu percurso meritório foi assinalado precisamente há um ano por esta assembleia municipal, com dois votos de congratulação, ambos aprovados por unanimidade.

Ao longo deste ano de 2019, tem continuado em ascensão, com destaque para a sua participação enquanto representante da Seleção Nacional de Trail, no mês de junho em Miranda do Corvo, no Trilho dos Abutres, no qual alcançou o quarto lugar.

No passado mês de agosto, Dário Moitoso foi também o primeiro português a cortar a meta na prova dos 55 km, no Ultra Trail do Monte Branco, nos Alpes Franceses, prova rainha do trail mundial, tendo reduzido o seu tempo em 7 minutos, numa prova que o próprio considerou mais dura e mais competitiva do que a anterior. O atleta faialense alcançou o 7.º lugar, duas posições acima do 9.º lugar alcançado em 2018e que já na altura havia sido a melhor classificação de sempre de um português nesta prova.

Todo este esforço e trabalho árduo foi compensado no passado dia 21, na prova longa do Grande Trail de Serra D’Arga, onde Dário Moitoso conquistou o título de Campeão Nacional de Trail.

Com o seu percurso ascendente e de elevado mérito desportivo, pontificado em 2019 com o 7.º lugar no Ultra Trail do Monte Branco e o título de campeão nacional de trail, o faialense Dário Furtado Moitoso tem prestigiado e projetado bem longe a freguesia da Praia do Norte, a ilha do Faial e a Região Autónoma dos Açores.

Assim, os deputados municipais do PSD, propõem quea Assembleia Municipal da Horta, reunida a 27 de setembro de 2019:

1. Aprove este voto de congratulação pelo título de campeão nacional de trail de 2019;
2. Felicite os dirigentes, sócios, atletas, técnicos e simpatizantes do Clube Independente de Atletismo Ilha Azul (CIAIA);
3. Dê conhecimento deste voto ao atleta Dário Moitoso, à direção do CIAIA, à junta de freguesia da Praia do Norte, à Associação de Trail Runningde Portugal e aos órgãos de comunicação social.
Horta, 27 de setembro de 201971229684_704906593332365_6038376658400968704_n