Voto de Congratulação – 25 Anos da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta


A Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta comemorou no passado dia 28 de Dezembro os seus 25 anos de existência, o que foi assinalado com um brilhante concerto no Teatro Faialense.

Esta Orquestra estreou-se a 28 de Dezembro de 1989 com um concerto na Sociedade Amor da Pátria, num Sarau Musical organizado pelo INATEL, sob a direção do maestro José Maria Dutra da Silva.

Ao longo destes 25 anos de existência muitas foram as atuações realizadas, tendo atuado em várias ilhas da Região, em Portugal Continental e nos Estados Unidos da América.

Composta por cerca de 20 músicos, provenientes das diferentes filarmónicas e agrupamentos musicais locais, desde 1990 que a Orquestra tem marcado presença assídua no encerramento da Semana do Mar.

Esta Orquestra de Música Ligeira tem desempenhado também um importante papel enquanto escola de formação, principalmente na área do jazz, constituindo um relevante património cultural do Concelho e dos Açores.

Atualmente a presidência da Orquestra está a cargo de Elizabete Sousa, tocadora há 18 anos, mantendo como maestro desde a sua fundação o músico José Maria Dutra da Silva, cujo empenho tem sido decisivo para o sucesso e para a continuidade deste agrupamento ao longo dos anos.

Tendo em conta a relevante qualidade e importância deste agrupamento musical na divulgação da música e do Faial, os vereadores subscritores propõem que a Câmara Municipal da Horta, reunida a 8 de Janeiro de 2015, aprove um Voto de Congratulação pela ocorrência dos 25 anos da Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta e manifeste o seu apreço a todos quantos ao longo dos anos têm participado e colaborado nesta Orquestra.

Mais propõem que deste voto se dê conhecimento à Orquestra de Música Ligeira da Câmara Municipal da Horta, à Assembleia Municipal da Horta, à Direção Regional da Cultura e aos Órgãos de Comunicação Social locais.

Horta, 08 de Janeiro de 2015

Os Vereadores da Câmara Municipal da Horta

Luis Garcia

Laurénio Tavares

Susete Peixoto Amaro