VOTO DE CONGRATULAÇÃO – Melhor Queijo 2015


VOTO DE CONGRATULAÇÃO

Melhor Queijo 2015

 

Decorreu nos passados dias 15 e 16 de outubro, em Tondela, a sétima edição do concurso “Queijos de Portugal” promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL).

Este concurso tem como objetivos principais “estimular o desenvolvimento da indústria queijeira nacional, promover e divulgar o queijo português de qualidade e a sua diversidade, reforçar a notoriedade e aumentar o reconhecimento do mesmo junto do consumidor”.

O número de queijos a concurso tem vindo a aumentar desde o seu início em 2009. Na sua primeira edição participaram 57 queijos e este ano 184, o que demonstra a importância crescente deste certame.

Os queijos a concurso são alvo de uma avaliação técnica e objetiva por parte de um painel composto por 20 jurados, representantes dos setores queijeiro e gastronómico, dos organismos de controlo e certificação, de instituições de ensino, da restauração e distribuição, dos meios de comunicação social e de consumidores.

O queijo prato “Ilha Azul” da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial (CALF) participou neste concurso tendo sido eleito o “Melhor Queijo 2015” na categoria “vaca de cura normal”.

Em 2014 no mesmo concurso o queijo prato “Ilha Azul” já havia recebido uma menção honrosa e o queijo flamengo bola “Ilha Azul” ganho na sua categoria.

Estes prémios nacionais somam-se a muitos outros que, ao longo do tempo, os produtos lácteos do Faial têm alcançado, o que comprova a sua qualidade e as suas potencialidades.

Assim os deputados municipais eleitos pelo PSD/CDS/PP/PPM propõem que Assembleia Municipal da Horta, reunida a 30 de novembro, delibere:

1 – Aprovar um voto de congratulação pelo prémio de “Melhor queijo de 2015” obtido na sétima edição do concurso “Queijos de Portugal”, promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios (ANIL), felicitando toda a estrutura da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial –  os seus dirigentes, produtores de leite e funcionários.

2 – Dar conhecimento deste voto à Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial, à Câmara de Comércio e Indústria da Horta, à Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios e aos Órgãos de Comunicação Social locais.

 

Horta, 30 de novembro de 2015

 

Os Deputados Municipais