VOTO DE CONGRATULAÇÃO – Nova Igreja dos Flamengos


VOTO DE CONGRATULAÇÃO

Nova Igreja dos Flamengos

 

No passado dia 3 de abril, viveram-se momentos de alegria e de grande religiosidade aquando da inauguração da nova igreja dos Flamengos. A cerimónia foi presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. João Lavrador, Bispo da Diocese de Angra.

Recorde-se que o antigo templo foi destruído pelo sismo de 1998 e, desde essa altura, privada do seu templo, a comunidade da freguesia dos Flamengos teve locais de culto precários e sem condições.

A cerimónia de colocação da primeira pedra da nova igreja aconteceu a 29 de Junho de 2014 e as obras para a sua construção arrancaram em finais de Julho do mesmo ano. Esta foi a primeira freguesia que, na sequência do sismo de 1998, avançou com uma igreja de raiz, faltando ainda a construção dos templos nas freguesias do Salão, Pedro Miguel e Ribeirinha.

O projeto da nova igreja da paróquia de Nossa Senhora da Luz, na freguesia dos Flamengos, é da responsabilidade conjunta do arquiteto Luís Cunha, do engenheiro Ricardo Oliveira e do gabinete dos arquitetos Carlos Garcia e Pedro Garcia.

A nova igreja foi construída no mesmo local da anterior, mantendo os traços da antiga fachada, embora com características mais atuais e oferecendo um espaço interior amplo e moderno.

Foi também criado um edifício de apoio à ação pastoral, tendo o investimento, na ordem dos 1,5 milhões de euros, sido suportado em 75% pelo governo regional e os restantes 25% pela comunidade paroquial que, ao longo de todos estes anos, tem desenvolvido várias iniciativas para angariar os fundos necessários à construção da nova igreja.

Ao longo dos anos e da sua história a igreja dos Flamengos sofreu várias calamidades que a destruíram, desde saques, terramotos ou incêndios que afetaram, em alturas diferentes, parte do seu património. No entanto, sempre com a dedicação, com a perseverança dos flamenguenses, e contando com o empenho da Diocese e o apoio de várias entidades, tanto civis como governamentais, a igreja dos Flamengos, foi sempre reerguida como agora aconteceu. Deste modo, registe-se com reconhecimento o envolvimento e empenho da generalidade da comunidade dos Flamengos bem como das suas Comissões Fabriqueiras e Angariadoras de Fundos, lideradas pelos párocos Pe. Raimundo Bulcão Duarte e Pe. Marco Luciano.

Com a inauguração da igreja da paróquia de Nossa Senhora da Luz, a freguesia dos Flamengos ficou mais rica no seu património e a sua comunidade readquire as condições normais e adequadas para a vivência e celebração da sua fé.

Desejamos que este momento feliz que vive a comunidade paroquial dos Flamengos seja fonte de contágio e de otimismo para as outras comunidades faialenses que também muito têm trabalhado e se esforçado para custear a sua parte dos investimentos na construção das suas novas igrejas.

Assim, tendo em conta a relevante importância da nova igreja dos Flamengos para a comunidade daquela Freguesia, para a ilha do Faial e para a Igreja do Faial e dos Açores, este grupo municipal propõe que a Assembleia Municipal da Horta, reunida a 22 de Abril de 2016, aprove um Voto de Congratulação pela sua inauguração e dedicação e manifeste o seu apreço a todos quantos, ao longo dos anos, se empenharam e se esforçaram para a sua concretização.

Mais propõe que deste voto se dê conhecimento à Diocese de Angra, à Ouvidoria da Horta, ao Pároco e às Comissões Fabriqueira e Angariadora de Fundos da Paróquia de Nossa Senhora da Luz, à Assembleia e Junta de Freguesia dos Flamengos, à Câmara Municipal da Horta, ao Governo Regional dos Açores e aos Órgãos de Comunicação Social locais.

 

Horta, 22 de Abril de 2016

 

O Grupo Municipal