O Grupo Municipal do PSD na Assembleia Municipal da Horta apresentou um voto de congratulação pela medalha de bronze no Campeonato Nacional de Pista Coberta, alcançada pelo atleta faialense Bruno Ávila, no passado mês de fevereiro.
O voto apresentado pelo deputado municipal José Manuel Souto Gonçalves, foi aprovado por unanimidade.
VOTO DE CONGRATULAÇÃO
A Horta cosmopolita, aventureira, cultural – e o Faial, por extensão –, radicada num passado de honrosos pergaminhos, nunca prescindiu do desporto, antes o promoveu e praticou, como elemento de distinção de uma identidade própria.
A História conta-nos o pioneirismo das modalidades e disciplinas desportivas que aqui se desenvolveram e regista os feitos de superação de clubes, equipas e desportistas com honrosos palmarés.
Esta Assembleia tem estado atenta ao esforço, dedicação e empenho de muitos cidadãos faialenses, que em grupo ou individualmente, contribuem para que o desporto continue a ser um fator decisivo na formação humana da sua comunidade e imprescindível na projeção da sua imagem como sociedade moderna, desenvolvida, inclusiva e democrática.
A atividade física continua a ter o condão de, no despique da concorrência leal, sintetizar os valores civilizacionais que nos identificam no ainda dealbar do século XXI: respeito, dignidade, igualdade e, por que não, amizade!
Bruno Souto Ávila, um jovem de 17 anos, faialense, estudante e atleta, acaba de dar o seu valioso contributo na senda do desígnio de afirmação desportiva da nossa terra.
Conquistou recentemente a medalha de bronze no competitivo Campeonato Nacional de Pista Coberta, em Pombal, no escalão de juvenis, na prova de 1.500 metros planos, proeza que o eleva ao seletivo grupo dos que alcançaram a notoriedade entre os nomes que, na sua geração, procuram prolongar a glória do atletismo português.
Desportista por paixão e opção, a sua ainda curta carreira permite-lhe já ter objetivos bem definidos, que também são resultado de uma sólida formação e educação familiar e pessoal que o tornam uma referência e um exemplo a seguir.
Correu pela primeira vez aos 5 anos numa prova oficial e foi ganhando o gosto pelo meio-fundo, especialidade em que almeja repetir triunfos e envergar a camisola da Seleção Nacional.
Oriundo de uma família em que 5 irmãos correram ou correm, Bruno Ávila explica que as suas capacidades inatas ou genéticas se completam com talento e, principalmente, força de vontade e disciplina.
As suas palavras, que aqui se citam, são eloquentes: «Para mim tudo anda à volta do atletismo, é um hábito de vida».
São inúmeras as classificações de topo de Bruno Souto Ávila, desde os primeiros anos em que começou a competir, passando pelo atletismo federado e pelo desporto escolar, no Faial, nos Açores e em Portugal.
Assim, os deputados do Grupo Municipal do PSD, propõem que a Assembleia Municipal da Horta, reunida nos Paços do Município na sua 1.ª sessão do ano de 2019, aos 28 dias do mês de fevereiro, decide enaltecer a prestação deste atleta faialense, que premeia justamente a sua singular dedicação ao desporto; o torna uma referência e exemplo para os jovens e para a nossa comunidade em geral e contribui para que o nosso concelho e a nossa ilha continuem a singrar nas pistas e campos desportivos e outrossim para que nos sintamos todos orgulhosos e parte integrante de uma comunidade à procura de vitórias e sucessos.
Mais se propõe que deste Voto de Congratulação seja dado conhecimento ao atleta Bruno Souto Ávila, ao Clube Independente de Atletismo Ilha Azul e aos órgãos de comunicação social.