VOTO DE PESAR na Assembleia Municipal da horta – Falecimento de José Maria da Costa


O Grupo Municipal do PSD na Assembleia Municipal da Horta apresentou um voto de pesar sobre o falecimento do senhor José Maria da Costa, no passado mês de fevereiro.

O voto apresentado pelo deputado municipal José da Terra Carlos e foi aprovado por unanimidade.

VOTO DE PESAR

Falecimento de José Maria da Costa

Faleceu no passado dia 5 de fevereiro, José Maria da Costa, natural da freguesia de Pedro Miguel, onde nasceu a 30 de novembro de 1939.

Em 1955, com 16 anos de idade, estreou-se a tocar na Filarmónica Unânime Praiense, onde foi músico durante 51 anos.

José Maria da Costa pertenceu por 26 vezes aos órgãos sociais da Unânime Praiense, 8 das quais como Presidente da Direção e 3 como Presidente da Assembleia Geral.

Foi sócio da Casa do Povo da Praia do Almoxarife desde 1 de dezembro de 2000 e eleito a 18 do mesmo mês Presidente do Conselho Fiscal, cargo que desempenhou até 2007.

No final da década de 70 e princípio da década de 80 teve um papel ativo como colaborador da Igreja Paroquial da Praia do Almoxarife.

José Maria da Costa desempenhou durante vários anos vários cargos autárquicos, tendo em 1974 sido nomeado pelo Ministro da Administração Interna secretário da Comissão Administrativa da Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife.

Em 1976 foi eleito vogal da Assembleia de Freguesia e em 1979 foi eleito Presidente da Junta de Freguesia, cargo que desempenhou até final de 1989, tendo no mesmo ano sido eleito vogal da Assembleia de Freguesia, cargo que desempenhou até ao final de 1993.

Foi também presidente da Direção da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial (CALF), de 1978 a 1979 e de 1985 a 1987.

Profissionalmente foi técnico de Pecuária da Junta Geral do ex-Distrito Horta e mais tarde dos Serviços de Desenvolvimento Agrário do Faial.

José Maria da Costa também se destacou como desportista, tendo na sua juventude sido jogador de futebol nos clubes de Pedro Miguel, Atlético e Flamengos. Foi jogador de Voleibol em equipas da Praia do Almoxarife e de Pedro Miguel, e jogador de Andebol em equipas das mesmas freguesias, tendo sido também treinador da modalidade em Pedro Miguel.

Foi ainda jogador de Andebol do Sporting Clube da Horta tendo feito parte duma seleção que se deslocou para jogar no continente.

Em maio de 2014, no Dia da Freguesia, foi homenageado pela Junta de Freguesia da Praia do Almoxarife.
José Maria da Costa foi pessoa de bem e teve no seu trajeto de vida um papel ativo na sua freguesia e na sociedade, tanto na vertente musical, desportiva, autárquica e social, pelo que é merecedor do nosso reconhecimento.

Assim, os deputados do Grupo Municipal do PSD, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõem a aprovação deste Voto de Pesar pelo falecimento de José Maria da Costa, e que do mesmo seja dado conhecimento à viúva, D. Margarida de Fátima Dutra da Costa, à Câmara Municipal da Horta, à Junta e Assembleia de Freguesia da Praia do Almoxarife e aos órgãos de comunicação social locais.

87373483_834863950336628_8129697613231423488_o