O Grupo Municipal do PSD na Assembleia Municipal da Horta apresentou um voto de pesar pelo falecimento de Ilídio Machado Soares, ocorrido no passado mês de fevereiro.
O voto apresentado por José Amaral, Presidente da Junta de Freguesia dos Flamengos, foi aprovado por unanimidade.
VOTO DE PESAR
Faleceu no passado dia 3 de fevereiro, Ilídio Machado Soares.
Natural da freguesia dos Flamengos do concelho da Horta, onde nasceu a 18 de agosto de 1940, fez a instrução primária na sua freguesia natal e frequentou o Liceu da Horta.
Ilídio Soares, como era conhecido, cedo começou a trabalhar na oficina de reparação de automóveis de seu pai localizada na cidade da Horta. Mais tarde foi constituída a empresa Bettencourt Dias & Machado, Lda. da qual foi sócio-gerente, que para além da reparação também se dedicou à venda de automóveis e foi agente oficial da conhecida marca Renault.
Ingressou no serviço militar obrigatório no CSM (Curso de Sargentos Milicianos) em Tavira, e prestou serviço em Mafra, nos Arrifes, em Lamego e nas ex-colónias portuguesas da Guiné e de Cabo Verde. Concluída esta fase da sua vida, regressou e à sua atividade profissional na cidade da Horta.
Ilídio Soares, desempenhou alguns cargos autárquicos tendo sido vogal da Assembleia Municipal da Horta entre 1976 e 1982, e entre 1985 e 1993. Foi vereador da Câmara Municipal da Horta de 1982 a 1985.
Desempenhou cargos diretivos nos órgãos de ilha do Partido Social Democrata do Faial.
A nível social, Ilídio Soares, desempenhou, entre 1988 e 1993, o cargo de vogal e de tesoureiro da Associação de Futebol da Horta, e fez parte da Direção e da Mesa da Asssembleia-Geral da Santa Casa da Misericórdia da Horta.
Ilídio Machado Soares, foi pessoa de bem e teve no seu trajeto de vida papel ativo na sociedade, tanto na vertente empresarial, como política, autárquica e social, pelo que é merecedor do nosso reconhecimento.
Assim, os deputados do Grupo Municipal do PSD, ao abrigo das disposições regimentais aplicáveis, propõem a aprovação deste Voto de Pesar e que do mesmo seja dado conhecimento à viúva, D. Maria Antonieta Carvalho França Soares, à Câmara Municipal da Horta e aos órgãos de comunicação social locais.