Voto de Pesar pelo falecimento de Samuel Garcia Bulcão Duarte


Faleceu no passado dia 23 de Novembro Samuel Garcia Bulcão Duarte.

Samuel Garcia Bulcão Duarte era um empresário agrícola. Um homem que, desde muito cedo, percebeu que a sua exploração agrícola era uma empresa e que, como tal, as suas decisões tinham de ser tecnicamente fundamentadas.

Apesar de ter estudado cerca de três meses, em 1969, na Escola Agrícola de Pegões, o seu profundo conhecimento das temáticas agrícolas era fruto do seu aturado estudo.

Dominava, como poucos, essas temáticas e implementava-as na sua exploração agrícola, o que fez dela, durante muitos anos, um exemplo em domínios como o do melhoramento genético e da produção de leite.

Esse papel pioneiro e exemplar na agropecuária faialense foi motivo para ser homenageado, em 1999, pela Presidência da República e, em 2001, pela Câmara Municipal da Horta.

Em 2009 recebeu o prémio, atribuído pelos Serviços de Classificação de Leite, de segundo melhor produtor de leite daquele ano, na ilha do Faial.

Entre 1985 e 1995, Samuel Duarte foi Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial e antes já tinha exercido cargos na Direção daquela Instituição.

Tendo em conta o seu percurso e o seu exemplo de rigor, competência e, sobretudo, o de um verdadeiro empreendedor, que foi no seu tempo, o Grupo Municipal do PSD/CDS-PP/PPM propõe que a Assembleia Municipal, reunida a 27 de Dezembro de 2013, aprove um Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. Samuel Garcia Bulcão Duarte, e que do mesmo seja dado conhecimento à sua família e aos Órgãos de Comunicação Social Locais.

Horta, 27 de Dezembro de 2013