Faleceu no passado dia 23 de Novembro Samuel Garcia Bulcão Duarte.
Samuel Garcia Bulcão Duarte era um empresário agrícola. Um homem que, desde muito cedo, percebeu que a sua exploração agrícola era uma empresa e que, como tal, as suas decisões tinham de ser tecnicamente fundamentadas.
Apesar de ter estudado cerca de três meses, em 1969, na Escola Agrícola de Pegões, o seu profundo conhecimento das temáticas agrícolas era fruto do seu aturado estudo.
Dominava, como poucos, essas temáticas e implementava-as na sua exploração agrícola, o que fez dela, durante muitos anos, um exemplo em domínios como o do melhoramento genético e da produção de leite.
Esse papel pioneiro e exemplar na agropecuária faialense foi motivo para ser homenageado, em 1999, pela Presidência da República e, em 2001, pela Câmara Municipal da Horta.
Em 2009 recebeu o prémio, atribuído pelos Serviços de Classificação de Leite, de segundo melhor produtor de leite daquele ano, na ilha do Faial.
Entre 1985 e 1995, Samuel Duarte foi Presidente da Assembleia Geral da Cooperativa Agrícola de Lacticínios do Faial e antes já tinha exercido cargos na Direção daquela Instituição.
Tendo em conta o seu percurso e o seu exemplo de rigor, competência e, sobretudo, o de um verdadeiro empreendedor, que foi no seu tempo, o Grupo Municipal do PSD/CDS-PP/PPM propõe que a Assembleia Municipal, reunida a 27 de Dezembro de 2013, aprove um Voto de Pesar pelo falecimento do Sr. Samuel Garcia Bulcão Duarte, e que do mesmo seja dado conhecimento à sua família e aos Órgãos de Comunicação Social Locais.
Horta, 27 de Dezembro de 2013