Voto de Saudação – Bodas de Prata Sacerdotais


O Padre João António Bettencourt das Neves, natural da freguesia da Prainha, ilha do Pico, está a celebrar 25 anos de vida sacerdotal ao serviço da Igreja dos Açores.

O Pe. João António, como é popularmente conhecido, ingressou no Seminário de Angra em Outubro de 1981, foi ordenado sacerdote em Junho de 1989, na Sé Catedral de Angra e celebrou a sua missa nova a 9 de Julho daquele ano, na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, na sua freguesia natal.

Após a sua ordenação foi designado Secretário Particular do então Bispo da nossa Diocese, D. Aurélio Granada Escuteiro, cargo que exerceu durante quatro anos.

Os dezoito anos seguintes da sua vida sacerdotal foram passados na ilha do Faial. Nesses anos o Pe. João António foi pároco das freguesias de Castelo Branco, Capelo, Praia do Norte, Cedros e Ribeirinha.

Com um estilo muito próprio, o Pe. João António sempre pautou o seu serviço por uma grande disponibilidade especialmente às suas comunidades onde se assumia como um verdadeiro “pastor”, tendo também se notabilizado pelo contributo que deu na valorização do património religioso de muitas paróquias por onde passou nesta ilha.

Nesta ilha foi ainda Ouvidor Eclesiástico e um dos responsáveis pela Pastoral Juvenil, onde deu o seu contributo e ajudou a mobilizar e a entusiasmar muitos jovens para uma vida cristã ativa.

Após estes anos no Faial, o Pe. João António foi colocado um ano no Pico e outro na Graciosa e em 2013 regressou à sua ilha natal, onde se mantém atualmente ao serviço das comunidades das Lajes, Silveira, Ribeira do Meio e Santa Bárbara. 

Tendo em conta o exposto os vereadores subscritores propõem que a Câmara Municipal da Horta aprove este voto de saudação pelos vinte e cinco anos de vida sacerdotal do Senhor Pe. João António Bettencourt das Neves, designadamente pelo contributo que deu à ilha do Faial e à sua Igreja.

Mais propõem que deste voto se dê conhecimento ao próprio, à Diocese de Angra, à Ouvidoria da Horta, à Ouvidoria da ilha do Pico, às Juntas de Freguesia e às Paróquias onde exerceu a sua ação no Faial, à Assembleia Municipal da Horta e aos órgãos de Comunicação Social locais.

Horta, 7 de Agosto de 2014

Os Vereadores da Câmara Municipal da Horta

Luis Garcia

Laurénio Tavares

Susete Peixoto Amaro