Voto Pesar pelo falecimento do Padre Manuel Francisco de Escobar

Faleceu no passado dia 25 do corrente mês, com 87 anos de idade,o Padre Manuel Francisco de Escobar.

O Padre Manuel Francisco de Escobar, era natural da freguesia dos Cedros, do concelho da Horta, onde nasceu a 28 de Abril de 1926, sendo filho de Manuel Francisco de Escobar Júnior e de Maria Pereira de Escobar.

Fez a instrução primária na escola do Salão e na dos Cedros, tendo de seguida continuado os seus estudos no Seminário de Angra. Foi ordenado padre a 12 de Junho de 1949, tendo celebrado a sua Missa Nova, na freguesia dos Cedros, a 10 de Julho do mesmo ano. Iniciou a sua vida sacerdotal, como Cura, na paróquia da sua naturalidade.

A sua primeira colocação foi na paróquia da Matriz da Horta, tendo ao mesmo tempo sido nomeado Capelão do Colégio de Santo António. Foi também pároco na Beira e no Topo, na ilha de São Jorge.

O Padre Escobar, como popularmente era tratado, foi nomeado, a 10 de Julho de 1964, pároco da freguesia dos Flamengos, na ilha do Faial, onde se manteve durante cerca de 40 anos e marcou de forma indelével a vida daquela comunidade e a da Igreja no Faial.

Em fins de Setembro de 2001 o Padre Manuel Francisco de Escobar, com 75 anos, atingiu a idade canónica da resignação, pelo que deixou de ser pároco dos Flamengos.

Foi também Capelão do Hospital da Horta, professor de Educação Musical do Ciclo Preparatório e autor de várias publicações, entre as quais o livro “Sacerdotes Faialenses”.

Reconhecendo as suas qualidades humanistas de homem e de padre, cujo múnus sacerdotal exerceu com empenhado zelo e dedicação, os vereadores subscritores propõem que, a Câmara Municipal da Horta reunida a 30 de Abril de 2014, aprove um Voto de Pesar pelo falecimento do Padre Manuel Francisco de Escobar.

Mais propõem que deste voto se dê conhecimento à sua irmã, ao Ouvidor da Horta, à Paróquia dos Flamengos, à Junta de Freguesia dos Flamengos, à Paróquia dos Cedros, à Junta de Freguesia dos Cedros, à Diocese de Angra e aos órgãos de Comunicação Social locais.

Horta, 30 de Abril de 2014

fb-share-icon
Scroll to Top