Voto Recomendação dos Vogais Assembleia Freguesia da Conceição


No passado dia 30 Julho de 2014 comemorou-se os 446 anos da freguesia da Conceição, com uma sessão solene em que foram homenageados o Sr. João Bettencourt, que presidiu aos destinos da Junta de Freguesia nos últimos 20 anos, o Sr. Herberto Correia, pertencente ao quadro de Honra dos Bombeiros Faialenses, ambos já falecidos, o Sr. Manuel Silva empresário já reformado, e onde foi também apresentado o livro “Escritos do Mini Jornal Alagoa”, da autoria do Sr. João Luís.

O “Dia da Freguesia”, celebrado pela maioria das autarquias de freguesia do Faial, é o momento por excelência para falar da sua história e das suas vivências do passado e do presente, e mesmo dos projetos de futuro, bem como para homenagear pessoas ou instituições e promover momentos culturais e de convívio entre a comunidade local.

Nesta freguesia para além do “Dia da Freguesia” era também realizada a “Festa da Freguesia”, embora esta última nos tempos mais recentes não tenha vindo a ter regularidade anual, sendo esta uma ocasião propícia para a participação e o envolvimento da população da freguesia.

Sabendo-se da importância da celebração do “Dia da Freguesia”, que anualmente reafirma e reforça a sua identidade como comunidade local, deve-se dar-lhe a maior divulgação possível para que a população tenha conhecimento e em maior número possa participar.

Por outro lado, urge definir se a “Festa da Freguesia” é ou não para continuar e em que moldes, para poder ser incluída no calendário de eventos locais e em tempo oportuno ser organizada e divulgada.

Sabendo-se das atuais dificuldades financeiras das autarquias, com particular incidência nas Juntas de Freguesia, é necessário rentabilizar recursos pelo que a “Festa da Freguesia“ podia ficar associada ao “Dia da Freguesia”, dando a este último maior dimensão, estimulando assim a maior participação e envolvimento de toda a comunidade da Conceição.

Pelo exposto os vogais subscritores propõem que a Assembleia de Freguesia da Conceição, reunida a 29 de Setembro de 2014, recomende à Junta de Freguesia da Conceição que defina no Plano de Atividades e Orçamento para o próximo ano a realização do “Dia da Freguesia” e da “Festa da Freguesia”, como evento único ou não, independentemente do desenvolvimento do respetivo programa festivo, e que publique no Jornal da freguesia uma solicitação de ideias e contributos para a dinamização do ou dos referidos eventos.

Mais se propõe que deste voto se dê conhecimento à Junta de Freguesia da Conceição e à população em geral.

 

Horta, 29 de Setembro de 2014

Os Vogais da Assembleia de Freguesia da Conceição

Francisco Rosa

Raquel Rosa

 Goreti Tavares